top of page

ERCR - European Research Centre for Recycling

 

 

 

 

 

O European Research Centre for Recycling (ERCR) deu início à sua atividade em Portugal, no Porto, em Abril de 2013. O Centro foi constituído por um forte consórcio de empresas de reciclagem europeias, responsáveis pelo tratamento e valorização dos mais variados fluxos de resíduos: resíduos urbanos, industriais (perigosos e não perigosos), hospitalares, resíduos provenientes de veículos em fim de vida, de equipamentos eléctricos e electrónicos, de construção e demolição e da agricultura e pecuária, entre outros. O ERCR pretende ser um motor de desenvolvimento tecnológico de forma a contribuir, não só para um importante aumento da eficiência de diversos processos de reciclagem de resíduos, mas também fomentar a transferência de tecnologia estabelecendo um elo forte entre o meio académico e a indústria.

 

Tem como objectivo contribuir de forma inequívoca para a sustentabilidade ambiental, tornando a reciclagem mais económica e contrariando a depleção dos recursos naturais. A componente económica é absolutamente essencial e, como tal, é fundamental a obtenção de produtos de materiais reciclados que sejam competitivos (custo e performance) relativamente às tradicionais alternativas, nas mais variadas aplicações: compósitos para a industria automóvel e aeroespacial, combustíveis para a indústria, produção de colas, resinas e plástico biodegradável, entre outros produtos e, ainda, desenvolver projetos de novos equipamentos que permitam um maior aproveitamento e valorização de resíduos, diminuindo o seu envio para aterro. O ERCR desenvolverá ainda outras atividades científicas de interesse económico fundamental.

 

Com um Conselho Científico constituído por um grupo de investigadores sénior com uma vasta contribuição nas diferentes áreas de especialidades do centro, o ERCR pretende apostar fundamentalmente nos jovens investigadores portugueses, reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e excelência e contribuir para aproveitar e valorizar o seu imenso potencial, transformando o seu conhecimento e dos diversos colaboradores em tecnologia e produtos.

 

Os diferentes departamentos de investigação e desenvolvimento permitem a absorção destes jovens de diferentes áreas de conhecimento, engenharia, química, física, biologia, biotecnologia, medicina, ciências do ambiente, eco-design, entre outras. Por outro lado, gerarão emprego indireto e desenvolvimento industrial, uma vez que a sua laboração cria outras necessidades de consumo, nomeadamente, de equipamentos, de contratação de variados serviços em regime de "outsourcing", de execução de protótipos e de novos produtos, que contribuirão para ajudar a encontrar a necessária dinâmica para o fortalecimento económico e financeiro do País.

 

Com diferentes protocolos com Universidades Portuguesas e outras Universidades Europeias e Americanas, o ERCR pretende catalisar o "know-how" de melhor qualidade a nível mundial para a atividade de reciclagem. O produto mais competitivo e de maior valor é, na perspectiva dos acionistas do Centro, o conhecimento. Este é o único produto que permite a diferenciação necessária ao sucesso e é para o obter que trabalharemos.

VISITE-NOS

www.ercr.eu

ENCONTRO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA PARA A RECICLAGEM

RECICLAR - INOVAR PARA GANHAR

 

22 | 23 de JANEIRO de 2015  PORTO | PORTUGAL

bottom of page