top of page

ORADORES

Dr. Robert T. Do.

Presidente e Diretor Executivo da SOLENA FUELS, EUA

A Solena Fuels possui uma posição de liderança na produção de biocombustíveis. O Dr. Robert T. Do. é o responsável por toda a estratégia e desenvolvimento tecnológico da empresa, sendo licenciado em Física e Medicina, pela Universidade de Georgetown, nos EUA.

 

Detentor de uma larga experiência como empreendedor, cientista e gestor na área das tecnologias associadas ao Ambiente, sendo defensor da utilização da bioenergia para redução dos gases com efeito de estufa, ocupa o cargo de Vice – Presidente do Conselho Americano de energias Renováveis, membro da Associação Americana de Medicina, membro do Conselho Nacional de Ciência para Ambiente, e Fundador do Green Cup, uma entidade sem fins lucrativos que promove, anualmente, um evento de Pólo cujos proveitos revertem a favor da proteção do Ambiente.

 

Atualmente orienta um projeto que a Solena Fuels desenvolve em parceria com a companhia aéra British Airways, na produção de combustível para aviões, o Jetfuel, através da reciclagem de resíduos urbanos, que habitualmente são depositados em aterro.

rvelez@solenafuels.com

Linda Gaines

Analista de sistemas no Centro de Investigação de Transporte no Laboratório Argonne, Chicago, EUA

É analista de sistemas do Centro de Pesquisa de Transporte do Argonne National Laboratory, bacharel em Química e Física de Harvard, e PhD. em Física pela Universidade de Columbia. A sua investigação é orientada para resolver problemas de forma a otimizar a utilização eficiente de recursos.

 

Iniciou a sua atividade há mais de 35 anos Laboratório Argonne, em Chicago nos EUA, começando por escrever múltiplos manuais práticos sobre fluxos de energia e fluxos de materiais utilizados na indústria de petróleo, cobre, produtos químicos e orgânicos, que serviram de base para estudos técnicos envolvidos na reciclagem de pneus usados, embalagens e outras energias dela derivadas.

 

A Dra. Linda Gaines analisou os custos e os impactos sobre o uso de energia e do ambiente de produção e reciclagem de automóveis de design avançado, camiões comboios e baterias. Analisou também o potencial de crescimento dos consumos de energia elétrica pela indústria e realizou a análise técnica e económica de combustíveis alternativos, incluindo o hidrogénio e os biocombustíveis.

 

O seu trabalho, mais recente, envolveu o estudo de formas de reduzir o impacto ambiental da utilização de produtos derivados do petróleo nos transportes, a reciclagem de baterias e redução de velocidade dos veículos.

 

lgaines@anl.gov

Silvia Fiore

Professora no Instituto Politécnico de Turim, Departamento Engenharia Ambiental e Sanitária, Itália

A sua investigação centra-se fundamentalmente no desenvolvimento de novos métodos de:

 

- Reciclagem de resíduos industriais, particularmente na reciclagem de resíduos provenientes de fundições;

- Veículos em fim-de-vida e de pneus usados;

- Compostagem;

- Tratamento de águas;

- Reaproveitamento de efluentes industriais;

- Estudo do fenómeno de absorção de contaminantes, caraterização e remediação dos locais contaminados (técnicas de remediação)

silvia.fiore@polito.it

Stefan Salhofer

Professor na Universidade de Recursos Naturais e Ciências, em Viena, Áustria | Instituto de Gestão de Resíduos de Viena, Áustria

A sua atividade na investigação foca-se, essencialmente:

 

- Na recuperação e tratamento de Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrónico;

- No estudo de sistemas de recolha de resíduos;

- No estudo de métodos de reciclagem de materiais secundários;

- No estudo da responsabilidade do produtor e avaliação do ciclo de vida do produto.

 

Autor de projetos de investigação na área da gestão de resíduos na Europa, Ásia, Africa e países da América Latina.

stefan.salhofer@boku.ac.at

Karin Molenveld

Investigadora Sénior na área dos biopolímeros – Investigação de Wageningen UR Food & Biobased, Países Baixos

A sua atividade na investigação foca-se, essencialmente:

 

- Na área dos bioplásticos;

- Estudo teórico e prático nas áreas de plásticos de celulose, materiais compósitos de fibra natural, bio plastificantes e bio resinas;

- Atualmente líder de dois projetos europeus ao nível da produção e fim de vida de materiais de base biológica e suas potenciais aplicações;

- Publicou recentemente um artigo, resultado de investigação e estudo teórico e prático, de bio materiais para embalagens. 

karin.molenveld@wur.nl

Manuela Alves

ERCR - European Research Centre for Recycling, Portugal

Maria Manuela Moreira Alves nasceu em fevereiro de 1971, no Porto, Portugal. Maria Manuela Moreira Alves é licenciada em Engenharia Química, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Em 2001, concluiu o doutoramento em Engenharia Química, na mesma Universidade, na área da reologia.

 

Desde setembro de 2000 até setembro de 2012, foi Professora Auxiliar, no Instituto Piaget, onde foi docente responsável por várias unidades curriculares na área da química, física e engenharia alimentar; durante esse mesmo período, foi também membro do conselho pedagógico, membro do conselho científico e coordenadora dos laboratórios de química, bioquímica, biologia e microbiologia.

 

Desde novembro de 2012 a outubro de 2013, foi investigadora de pós-doutoramento, no Laboratório Associado REQUIMTE-ICETA, no âmbito de um projeto europeu na área de embalagens alimentares sustentáveis.

 

Desde novembro de 2013, é investigadora no ERCR – European Research Centre for Recycling.

Maria Manuela Moreira Alves participou como investigadora em alguns projetos de I&D e é autora de publicações em atas de conferências e revistas internacionais.

 

O seu atual interesse de investigação é em tecnologias de reciclagem. Outras áreas de interesse são a caracterização físico-química e reológica de misturas de biopolímeros, bem como, as suas utilizações em aplicações que podem substituir os materiais à base de petróleo; e recuperação de compostos de diferentes tipos de fluxos de resíduos.

mmalves@ercr.eu

Cristina Delerue Matos

Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Para ver a Biografia, clique aqui

cmm@isep.ipp.pt

Soraia Pimenta

Investigadora Independente no Departamento de Engenharia Mecânica do Imperial College London, Inglaterra

Soraia é uma Investigadora Independente no Departamento de Engenharia Mecânica do Imperial College London, e recebeu em 2014 uma Research Fellowship da Royal Academy of Engineering.

 

Soraia graduou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2008. O seu doutoramento (pelo Departamento de Aeronáutica do Imperial College London, 2013) focou-se na análise e desenvolvimento de modelos  para o comportamento mecânico de compósitos reciclados. Este trabalho está a ser continuado em colaboração com recicladores e potenciais utilizadores de compósitos reciclados, com o objectivo de introduzir estes materials em aplicações semi-estruturais.  

 

Soraia também analisa e desenvolve modelos para diferentes tipos de compósito virgem. Um dos seus interesses mais recentes é o uso de modelação para desenhar novos compósitos inspirados na Natureza.

 

Página web aqui. 

soraia.pimenta@imperial.ac.uk

Please reload

Mais, brevemente...

ENCONTRO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA PARA A RECICLAGEM

RECICLAR - INOVAR PARA GANHAR

 

22 | 23 de JANEIRO de 2015  PORTO | PORTUGAL

22 de Janeiro de 2015

23 de Janeiro de 2015

Martin Car

João Labrincha

Manuela Alves

Graça Martinho

Cristina Delerue Matos

Karin Molenveld

Søren Løkke

Emídio Gomes

Robert T. Do

Teresa Carvalho

Anchor 8
Anchor 9
Anchor 10
Anchor 11
Anchor 12
Anchor 13
Anchor 14
Anchor 15
bottom of page